segunda-feira, 30 de maio de 2011

Resenha: As Brumas de Avalon - O Gamo Rei - Marion Zimmer Bradley

A saga do Rei Artur e dos Cavaleiros da Távola Redonda foi contada e recontada inúmeras vezes, principalmente como uma história de aventuras sem maior densidade. Marion Zimmer Bradley, escolheu um ponto de vista mais original e perspicaz para narrar esta história. Tomando o do ponto de vista feminino, principalmente de Morgana, irmã de Artur, sua amante e sacerdotisa de Avalon, a ilha sagrada onde se refugiam os remanescentes da antiga religião bretã. O foco da trama é justamente a luta pela preservação da velha seita, carregada de mistérios, onde a deusa impõe ao mundo uma sociedade de domínio feminino, contra a implantação do cristianismo.


"O Que acontecerá com o Gamo Rei, quando o Gamo Novo crescer..."


Após a fuga de Morgana de Avalon, e o longo tempo passado no mundo das fadas, Morgana passa um longo período na Corte de Artur como uma das companheiras da Rainha. Um longo tempo sem sequer conhecer o seu filho Gwydion.

Gwydion cresce criado por Morgause ate atingir uma idade em que é levado por Viviane para Avalon para ser instruído como sacerdote e druida. O jovem passa todo esse tempo ressentido com a Mae, Morgana e com seu pai Artur, por este não reconhece-lo como filho.

Após a trágica morte de Viviane, Niniane também filha do Taliesin é escolhida como Senhora do Lago devido a ausência de Morgana que deveria ser sua sucessora. 

Morgana é dada em casamento ao velho Rei Uriens de Gales do Norte, e lá como rainha trás de volta ainda mais forte os velhos rituais de adoração a Deusa e passa a ser considerada a Grande rainha, A Deusa e Grande mãe da Terra.



Todo o livro nos prepara para o grande desfecho. Os conflitos entre os "Pagãos" e os Cristãos, a quebra da Promessa que Artur havia feito a Avalon de obediência e respeito e carregar as insignias sagradas dos druidas. 

Um ótimo livro pra quem gosta de fantasia e épicos. História de amores proibidos, Lealdade, honra e ódio.

Não conseguia parar de ler nem um minuto, é super viciante com uma narrativa que cativa e prende completamente a atenção do leitor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário