segunda-feira, 30 de maio de 2011

Resenha: Cidade dos Ossos - Cassandra Clare

A série Os Instrumentos Mortais da escritora Cassandra Clare, já tem o primeiro e o segundo volume lançado aqui no Brasil. Falando sobre a parte estética, preciso dizer que fiquei feito criança diante de um enorme sorvete quando vi o livro. A capa é linda, toda trabalhada e brilhante. kkk.  


Quando Clary decide ir a Nova York se divertir numa discoteca, nunca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria.

Confesso que estava ansiosa para ler esse livro, mas tambem estava um pouco receosa. Ultimamente com esta vasta gama de lançamentos de literatura fantastica, os temas estão um pouco batidos, personagens bem parecidos e enredos cansativos. Mas até que me surpreendi com essa série. Primeiro, Cassandra conseguiu criar um universo bem conhecido, o Submundo e os seres que lá habitam, mas com um enfoque diferenciado, o que tornou o livro um opção diversificada para nós leitores, pois aborda uma sociedade, Os caçadores de Sombras, que caçam monstros(vampiros, lobisomens, entre outros) que quebram o pacto de paz que há entre ambas as partes, humanos e submundo. 

Os Caçadores de Sombras, guerreiros humanos que beberam do sangue do Anjo Raziel, com o Cálice Mortal, são dedicados a livrar a Terra dos demônios. Clarissa Fray se descobre no meio de toda essa confusão que ela nunca imaginou existir. Primeiro ela vai a uma boate com o seu melhor amigo Simon, lá ela vê dois rapazes e um moça com os corpos todo tatuado, matando um outro jovem, e o pior é que só ela consegue enxergar os jovens e o crime. Depois de alguns dias ao chegar em casa é atacada por um monstro horrível, sua mãe desaparece e quem a salva é justamente um dos rapazes da boate, Jace Wayland. 
Jace vive no Instituto um lugar secreto para os Caçadores de Sombras, ministrado por Hodge que é como um pai para os 3 jovens que ali vivem, Jace, Alec e Isabelle; pois os pais de Isabelle e Alec se encontram viajando.
Jace, faz o estilo BadBoy, charmoso, misterioso, carinhoso, atrevido e totalmente irresistível... Alec é tambem charmoso mas um pouco retraído e nao vai com a cara de Clary nem por um momento, este esconde um segredo de todos e que nos é revelado com o passar do livro, o que fez com que eu me afeiçoasse mais a ele, senti pena dele por sua condição de vida nao possibilita-lo a revelar tal coisa a sua família. Isabelle, é linda, envolvente, sedutora e um pouquinho banal, e logo se torna alvo das investidas de Simon, mas que intimamente nutre um sentimento forte por Clary e nao a abandona no meio de toda essa aventura.
Toda a trama gira nao só em torno do passado de Clary e sim os segredos que sua mãe, escondeu dela a vida toda. Um antigo inimigo retorna em busca de vingança e atrás de um objeto: o Cálice Mortal, com o intuito de criar novos caçadores de sombra para o seu exercito.

O final é completamente incrível e deixa uma nuvem de suspense no ar, uma descoberta desconcertante, me deixou chocada e com certeza a todos que leram, e sabem o que é que eu estou falando. Não devo dizer que o livro me arrebatou de tal forma que se tornou um favorito, o livro não é perfeito mas é de boa qualidade em relação a escrita, a capa, aos diálogos, etc, e eu recomendo sim para os fãs de literatura fantástica, para quem não curte muito o estilo dificilmente vai gostar ou curtir a história. Sem dúvida já corri para comprar o meu segundo volume, quem viu a caixinha de correio sabe, estou louca para ler para descobrir se certas coisas eram verdade, mas tenho tantos livros na estante esperando que fica até difícil. =P

Nenhum comentário:

Postar um comentário