quarta-feira, 20 de julho de 2011

Resenha: O Incêndio de Tróia - Marion Zimmer Bradley

Em O Incêndio de Tróia, Marion Zimmer Bradley, autora de As Brumas de Avalon, recria a história da Guerra de Tróia - e a narra a partir do ponto de vista de Kassandra, bela e atormentada princesa de Tróia.
Na brilhante recriação que a autora faz da famosa lenda, a queda de Tróia acontece de uma forma nova e ousada, desde a provação de Páris, o rapto de Helena (neste livro, não a cruel adúltera da lenda, mas uma mulher afetuosa, dedicada a Páris e aos filhos) e a convocação dos exércitos gregos por Agamenon, o enfurecido cunhado de Helena, à tragédia final da destruição da cidade, condenada pelos deuses - e pelo orgulho voluntarioso de seus líderes. 


Mais uma vez me surpreendi com a autora Marion Zimmer, quando vi esse livro fiquei completamente louca, rsrs, enquanto não comprei não sosseguei, rsrs. 
Ao começar a -lo  me apaixonei, história, Grécia, mitologia, são as minha paixões e O Incêndio de Troia tem isso e muito mais. Romance, intrigas, guerra... 
Assim como em As brumas de avalon, esse livro é retratado a partir do ponto de vista feminino, narrando a vida de Kassandra, filha do Rei Príamo com a Rainha Hécuba e irmã gêmea de Páris. 


Antes de dar a luz a criança que espera Hécuba tem um sonho, um mal presságio, onde a criança que nasceria o filho que estava para vir ao mundo colocava fogo em Troia e por onde ele andava o fogo se alastrava e troia cairia. Ao nascer, devido ao sonho o Rei decide mandar o garoto para ser criado por um pastor longe da nobreza e sem o conhecimento de seu berço, e ainda por cima são gêmeos, a menina, Kassandra continua no palácio com Hecuba e seus outros irmãos.


Kassandra cresce atormentada por visões e sonhos o que a torna uma má vista por sua própria família, é por causa desse jeito estranho e a "loucura" de Kassandra é que sua mãe resolve envia-la para passar um tempo com as Amazonas, a tribo onde Hécuba cresceu e viveu antes de se casar com Príamo. Lá Kassandra encontra sua casa e sua família de coração e se torna uma guerreira, mas depois de um ano com as amazonas é mandada de volta para Tróia, como companhia de viagem vai uma pretendente a esposa para seu irmão Heitor, e esta se torna sua melhor amiga e confidente.
Ao voltar a sua cidade, Kassandra conhece Páris, seu irmão gêmeo que por uma coincidencia do destino vai parar na corte e é reconhecido pelo Rei e pela Rainha como seu filho. A partir deste ponto o destino de Tróia esta selado. Páris é mandado ate Esparta em uma missão de Paz mas ao retornar para Tróia traz consigo Helena, esposa de Menelau,  Rainha de Esparta e considerada a mulher mais bela de toda a Grécia, para se tornar sua esposa. O que desencadeia a fúria de Menelau que vai em busca da ajuda do irmão Agamenon, um Rei cruel e sádico que nao hesita em, juntamente com o irmão, declarar guerra a Tróia.


Essa aventura épica foca os relacionamentos entre os homens e o sentimento em relação a guerra. Vemos como Kassandra vê a guerra e o sentimento em relação aos homens que nela lutam, sua paixão inesperada pelo marido da meia-irmã e como é impossível resistir a essa paixão! É uma história incrível e surpreendente, com acontecimentos inesperados e guerreiros bravos e fortes, heróis que ficaram na história, como grandes homens e grandes guerreiros. Nomes como Aquiles, Heitor, Pátroklo, Odisseu, etc...
Um livro longo mas instigante, assim que comecei a ler meio desanimada com o tamanho nem vi o tempo passar e logo terminei de ler. Recomendo a todos que gostem de história, mitologia, romance, guerra misturados num só romance! **

Nenhum comentário:

Postar um comentário