sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Autor do Dia

A cada post do Autor do dia vou colocar um autor ou autora que sejam meus favoritos ou simplesmente são admirados por mim como escritores. 

Para começar nao podia ser ninguem mais ninguem menos que a minha autora preferida, a numero um na minha lista. Pois J. K. Rowling foi super importante na minha vida, me acompanha desde os meus sete anos de idade, foi em Harry Potter que eu viajei sem sair do lugar, que eu sorri para as paredes e chorei sem motivo. Foi o incio... da minha paixão pela série, minha paixão pelos livros e pelas palavras!

J. K. Rowling



Joanne Kathleen Rowling, conhecida como J. K. Rowling (Yate, 31 de julho de 1965), é uma escritora britânica de ficção, autora dos sete livros da famosa e premiada série Harry Potter, e de três outros pequenos livros relacionados a Harry Potter. Desde criança, Joanne gostava de ler contos como O Vento nos Salgueiros e O Cavalinho Branco. Muitos autores influenciaram sua obra, e fizeram nascer em Joanne a vontade latente de tornar-se escritora.
Famosa por escrever em bares, com a primogênita ao lado no carrinho, ela enfrentou uma série de dificuldades até atingir a riqueza e a fama como escritora, passando-se longos anos até que Harry Potter e a Pedra Filosofal chegasse às prateleiras, com a ajuda de seu agente literário Christopher Little. 
A influência que vem de J. R. R. Tolkien e de seu amigo C. S. Lewis existe, mas é discutida. A biografia de J.K. afirma que ela adorava O Senhor dos Anéis e gostava de As Crônicas de Nárnia. Rowling disse em uma outra entrevista que leu O Senhor dos Anéis quando jovem, mas que a relação dessa obra com sua própria é "meramente superficial". Sobre essa influência, J.K. comenta:
"Penso que, se deixarmos de lado o fato de que os livros falam de drações, varinhas mágicas e magos, os livros de Harry Potter são muito diferentes, especialmente no tom. Tolkien criou toda uma mitologia. Não penso que alguém possa dizer que eu tenha feito isso. Por outro lado, ele não criou um personagem como o Dudley Dursley."
Quanto a C.S.Lewis, ela afirmou que leu os livros e disse:
"Eu pensei no caminho para Nárnia através do guarda-roupas na cena em que dizem para Harry atravessar a barreira na Estação King's Cross - ela se dissolve e lá está a Plataforma Nove e Três-quartos, e o trem a Hogwarts."
Jane Austen é a autora favorita de Rowling, podemos perceber a ironia de J.K. assim como nos livros de Austen. (Eu tambem adoro Jane Austen! *.*)

Curiosidades: 
  • A personagem Hermione Granger, de Harry Potter, é o possível Alter ego de Rowling.
  • J. K. Rowling comemora seu aniversário no dia 31 de julho, o mesmo em que Harry Potter apaga as suas velinhas.
  • A inglesa deu com o nariz na porta de 9 editoras, que recusaram os originais de seu primeiro livro por considerarem-no longo demais para crianças.
  • A Fênix é o animal predileto entre as  criaturas fantásticas que habitam seus livros. A autora diz que as prefere porque são muito bonitas. (concordo! =D)
  • Segundo a Revista Forbes, J. K. Rowling, fora a escritora mais bem paga do mundo, no ano de 2007, com um faturamento de US$ 300 milhões. Superando em várias vezes, o então rei do horror, Stephen King, que fora o 3º mais bem pago, naquele ano, com faturamento de US$ 50 milhões.
  • Rowling, também foi eleita pela Enciclopédia Britanica uma das 300 mulheres que mudaram o mundo. Essa lista também contem personalidades como Oprah Winfrey, Eva Perón, Marilyn Monroe, Sophia Loren, Greta Garbo, Katherine Hepburn, Joana d'Arc.
  • J. K. Rowling, autora dos livros sobre o aprendiz de feiticeiro Harry Potter ultrapassou a rainha Elizabeth 2ª na lista das pessoas mais ricas da Grã-Bretanha.


É por essas e outras que ela é a minha autora favorita...

Nenhum comentário:

Postar um comentário