sábado, 17 de setembro de 2011

Resenha: A Guerra dos Tronos - George R. R. Martin

O livro Um da saga As Cronicas de Gelo e Fogo é um dos livros mais falado no ano de 2011, se encontra na lista dos mais vendido e todos os jovens apaixonados por literatura fantastica ja ouviram falar, ou quase todos... rsrs.
Alguns citam George Martin como um dos maiores mestres da fantasia, e dizem que nenhum épico fantastico foi tao aclamado desde que Bilbo encontrou o Um Anel.

Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, recebe a visita do velho amigo, o rei Robert Baratheon, está longe de adivinhar que a sua vida, e a da sua família, está prestes a entrar numa espiral de tragédia, conspiração e morte. Durante a estadia, o rei convida Eddard a mudar-se para a corte e a assumir a prestigiada posição de Mão do Rei. Este aceita, mas apenas porque desconfia que o anterior detentor desse título foi envenenado pela própria rainha - uma cruel manipuladora do clã Lannister. Assim, perto do rei, Eddard tem esperança de o proteger da rainha. Mas ter os Lannister como inimigos é fatal - a ambição dessa família não tem limites e o rei corre um perigo muito maior do que Eddard temia. Sozinho na corte, Eddard também se apercebe que a sua vida nada vale. E até a sua família, longe no norte, pode estar em perigo.

Assim que esse livro chegou eu parei todas as minhas leituras para le-lo, pensando que pelo tamanho eu iria demorar uns dois meses para conseguir ler inteiro. Mas ao começar a ler fui me envolvendo muito, e quando eu via ja tinha lido 50 páginas em uma sentada. A narrativa se desenrola com bastante objetividade e sem grandes excessos!

"O Inverno está para chegar"

Ao ser apresentada a família Stark, foi-me impossível nao apaixonar, todos na família, são honrados e leais. Arya foi a que mais me encantou, a filha mais nova de Lorde Eddard é bem diferente de Sansa, sua irmã mais velha que vive se arrumando e querendo ser uma dama. Arya alem de nao ser bonita como Sansa, nao consegue se adaptar a aos modos de uma dama, nao tem aptidão para costurar e para conversa fiada com as outras garotas, ela tem um jeito mais guerreira, gosta de espadas e lutas e é esperta demais para sua idade. Sansa no começo me deixou um pouco brava com seu jeitinho doce e romantico, mas depois de um tempo passei a acha-la apenas uma garota tola e inocente. Robb é o típico príncipe, forte, bonito, e carinhoso enquanto tambem nos encantamos com Jon Snow, filho bastardo de Eddard Stark, da mesma idade de Robb e mais parecido com o pai do que o filho legítimo, que tem os traços da mãe e da família Tully. E ainda tem Bran e Rickon os dois mais jovens que tambem são ótimos garotos, mas jovens demais, um tem 7 e o outro 3 respectivamente. 
Numa manha, após presenciarem a execução de um desertor da Patrulha da Noite, ao retornarem para casa, Jon e Robb encontrar um lobo gigante morto e seus seis filhotes perdidos sem cuidados, Bran logo gosta dos lobinhos e com a ajuda dos irmão, Lorde Eddard é convencido a deixá-los com os lobos, ja que o lobo gigante é o estandarte de sua Casa e cinco lobos para seus cinco filhos legítimos e um lobo diferente do resto, branco de olhos vermelhos para seu filho bastardo.
A história se desenrola após Ned se tornar a mão do Rei a pedido do próprio Robert, seu rei e melhor amigo, ao aceitar parte para Porto Real com a missão de proteger seu amigo das artimanhas de Cersei, esposa de Robert, que é suspeita de ter assassinado Jon Arryn, cunhado de Ned. Ao chegar a Porto Real com suas filhas Arya e Sansa, Ned descobre que a rede de intrigas e traições é maior que imaginava e que nem sua família que aparentemente se encontrava segura no norte em Winterfel não está a salvo da ira dos Lannister.
Um personagem muito singular é Tyrion Lannister, irmão da rainha Cersei, este é um anão horrendo e todo deformado com um olho de cada cor, mas se mostra um bom homem, um caso raro na família Lannister... kkk... Ele é engraçado e justo e se torna essencial na história!
Mas não se engane nem todos são totalmente bons ou totalmente mau... Nada é o que aparenta ser.


Assim que terminei de ler fiquei reparando nas críticas e elogios ao livro, (apesar que nao vi nenhuma crítica negativa) e apesar das comparações entre os autores George Martin e J. R. R. Tolkien, só posso dizer que são formas de escrever diferentes, a narrativa de Tolkien é um pouco mais cansativa e parada, já George Martin tem uma narrativa mais avançada. Mas ambas as historias são completamente diferentes, enquanto Tolkien é mais fantasioso e nos apresenta a mundo fantastico cheio de elfos, anões, orcs e monstros, Martin nos trás um mundo épico, onde o foco são os relacionamentos humanos, as guerras e traições, as alianças e as fugas, onde irmão luta contra irmão e ninguém é confiavel, apesar de alguns elementos miticos e sobrenaturais como Dragões e Os Outros, seres mortos que caminham na noite fria e matam sem piedade, na minha opiniao nao tem muito a ver um com o outro.
E um conselho que me foi dado e repito: Não se apegue muito a nenhum personagem, pois muitos morrem ao longo da história e voce vai se decepcionar.
Mas a historia é emocionante e super recomendo. Nenhuma história me envolveu tanto depois de Harry Potter como esta.
É um livro violento, de fantasia para Adultos pois nos deparamos com um linguajar as vezes meio chulo e pesado e cenas de violencia e ate mesmo de abusos, então eu não recomendaria a uma criança!
Ja se tornou uma das minha séries favoritas... E recomendo a todos os aficionados em fantasia e épicos. Ja podemos ate assistir a série de televisão que passa na HBO, a primeira temporada que é baseada no primeiro livro ja chegou ao fim e estou torcendo para logo sair a segunda. Temos Sean Bean como Eddard Stark, Lena Headey como Cersei Lannister e Mark Addy como Robert Baratheon, a série tambem é ótima se tiverem oportunidade assistam.
Já estou lendo o segundo livro e assim que eu terminar eu posto a resenha. 
=)

NOTA: 5/5

Nenhum comentário:

Postar um comentário