domingo, 18 de setembro de 2011

Resenha: Jane Austen - A Vampira - Michael Thomas Ford


Ao ouvir falar pela primeira vez desse livro fiquei curiosa para le-lo mas acreditava que este estava fadado ao fracasso.
Nunca me enganei de forma mais erronea na minha vida, pois ao começar a le-lo fui me envolvendo cada vez mais com a historia e nao conseguia parar de ler nem na faculdade... rsrs

Minha querida Cassandra, pena você não ter estado na festa de ontem a noite. Fui obrigada a conversar com uma mulher insuportável. Mas, como já disse a você, não quero que as pessoas sejam agradáveis comigo, pois isso me poupa do problema de ter de gostar delas.
- Jane Austen, em uma carta para sua irmã Cassandra, em 2 de dezembro de 1798.

O enredo se baseia em Jane Fairfax, dona de uma livraria em um pequena cidade chamada Brakeston no norte dos EUA, mas que na verdade por trás dessa fachada é Jane Austen, a famosa escritora de Orgulho e Preconceito, Persuasão, Razão e Sensibilidade e outros clássicos da literatura mundial. Jane foi transformada em vampira por um conhecido poeta de sua época Lorde Byron, e este a abandonou logo após a transformar. Jane foge para os EUA onde ninguem a conhece e se isola por anos em várias cidades.

Atualmente em Brakeston, Jane conhece e contrata Lucy para trabalhar em sua livraria e esta se tranforma em sua melhor amiga, pois a lembra muito sua irmã Cassandra morta há dois seculos, se envolve com Walter, que se mostra mais que apenas um amigo. Atormentada por ver seus livros ficarem famosos, e sem nem sequer poder reivindicar os direitos autorais e acompanhando os vários lançamentos de livros que utilizam Austen para vender como "O Livro de Fitness de Jane Austen" e " Esperando pelo Sr. Darcy". Sem conseguir uma editora que aceite publicar seu ultimo romance Constance e acreditando ter se tornado um fracasso como escritora.

Mas coforme o tempo vai passando em Brakeston, seu segredo permanece intacto e guardado a sete chaves, ate que Byron aparece e ameaça todas as estruturas da vida de Jane. Ameaçando matar tanto Lucy como Walter, se nao tiver Jane só para ele. Mas não é somente Byron que ameaça Jane e sua vida pacata, Charlotte Brontë, tambem uma escritora clássica famosa por seu único romance Jane Eyre, seu fantasma apos dois seculos volta para importunar a vida de Jane, acusando-a de plágio.

"Por isso você quis que eu fosse atrás do Jasper", disse Jane. "Você acha que ele é o meu Spike."
"Não", Lucy respondeu. "Quis que você fosse atrás do Jasper porque sabia que ele estava com muito medo. Walter é o seu Spike."
"Esse foi um truque horrível", Jane disse.
"Não é um truque. É a verdade"...

Conforme Jane percebe que seus sentimentos por Walter são fortes demais para se negar ela fica confusa e em duvida se deve ou não contar seu segredo a ele. Alem dos vários problemas envolvendo a publicação do seu livro Constance e as viagens que deve fazer por conta disso, Jane deixa tudo nas mãos de Lucy e parte para Nova York para a divulgação do mesmo. Lá ela se depara com estranhas situações ao seu redor e descobre uma mulher misteriosa e fanática pelas irmãs Brontë, fanática ate demais, que vai infernizar a vida de Jane.

Quando ela acabou de falar para ele o que há tanto tempo mantivera escondido, ela levantou os olhos cheios de lagrimas. "Você é capaz de me perdoar?", perguntou. Ele se ajoelhou e pegou a mão dela. "Perdoar você?", ele respondeu. "Do quê? Por ter um coração insensato? Quem entre nós não tem um?"
- Jane Austen, Constance, pagina 431 do manuscrito.

O Livro todo é super engraçado e em algumas partes meio tenso, eu fiquei o tempo todo torcendo por Walter e Jane, mas acontecem tantas coisas ao longo da história que a gente fica surpresa e confusa em relação a alguns personagens, por exemplo, Lorde Byron surpreende do começo ao fim do livro. E Lucy, bom ela é super importante na história, pois é ela quem apoia e ajuda Jane, principalmente com o lançamento do livro e Jane precisando urgente de uma repaginada no visual, Lucy é quem esta sempre ao seu lado, quase como se fosse sua irmã Cassandra.
Super recomendo pois é uma leitura cativante...

NOTA: 4/5



2 comentários:

  1. Olá Carolina,
    Fiquei curiosa sobre esse livro também, mas não tinha me animado a ler! Não imaginava que o livro tivesse esse lado de humor!! Vou pensar com carinho sobre ele agora! rs...
    Beijos
    Camila - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir