domingo, 4 de setembro de 2011

Resenha: A Sociedade do Anel - J. R. R. Tolkien


[CUIDADO PODE CONTER SPOILERS]O primeiro volume da Trilogia O Senhor dos Anéis, A Sociedade do Anel é dividida em duas partes. O Livro I, relata de forma bem característica e bem detalhada a passagem do Um Anel das mãos de Bilbo , o Bolseiro, para as de Frodo, seu sobrinho e herdeiro. Devido aos perigos que rondam o anel, acompanhamos a fuga de Frodo do Condado, a rápida estadia na terra dos Buques(seus parentes) e a conspiração de seus amigos Merry, Sam e Pippin para acompanhá-lo nessa jornada.
Os quatro se enveredam por entre os perigos da Floresta Velha, onde os boatos de acontecimentos obscuros, preocupam e afastam os hobbits de seus limites. Ao caírem em uma armadilha, são salvos e acolhidos por Tom Bombadil, recebidos em sua cabana, juntamente com sua companheira Fruta D'ouro, uma elfa encantadora e bela. Após algumas noites de descanso os quatro hobbits continuam sua viagem, após enfrentarem nao só os perigos da Floresta Velha, onde as arvores têm vida, mas também criaturas tumulares extremamente mortais.
Com uma ajudinha do destino eles chegam a Bri, onde descobrem algumas pessoas confiáveis, como o Estalajadeiro Cevado Carrapicho e um viajante misterioso conhecido como Passolargo. E é com a ajuda de Passolargo que eles chegam a Valfenda, uma cidade dos Elfos.

E é ai que chegamos a Parte II do livro. Após chegarem a Valfenda, Frodo revê Bilbo após muito tempo ausente. Descobrimos a identidade de Passolargo, este é Aragorn filho de Arathorn, e descendente de Isildur (Foi Isildur quem cortou o  Um Anel da mão de Sauron, na Ultima Aliança, com o que sobrara da espada de Narsil. Sofrendo influência do Um Anel, Isildur guardou-o para sí, perecendo nos Campos de Lis depois que o Um Anel o traiu deslizando de sua mão e revelando o seu lugar para os orcs, no segundo ano da Terceira Era.).
É  formado um conselho para se discutir o que fazer com o Anel e resolve-se que este deve ser mandado para o Sul, rumo a Montanha da Perdição pois é o unico lugar onde pode ser realmente destruido e assim é criada a Sociedade do Anel, um grupo de homens, hobbits, elfos, anoes. Os nove, que juntamente com Frodo travam a jornada mais perigosa de suas vidas com a consciência de que podem nao retornar com vida. 

Tolkien se tornou um clássico da literatura fantastica mundial. É citado por todos como o melhor escritor de fantasia do mundo, e eu concordo plenamente. Tolkien criou um universo cheio de elementos paralelos que se unem transformando a historia em um verdadeiro conto. Elfos, Anões, humanos, orcs, magos, trolls, hobbits e muito mais se encontram meticulosamente incluidos nesse universo. Uma coisa que nao foi bem explorada nesse primeiro livro foi o amor existente entre Arwen e Aragorn, apenas algumas vezes isso é citado e nao de forma explicita, mas para quem ja assistiu ao filme sabe que no filme isso é bem explorado e citado. Há muitas coisas que ficaram de fora da adaptação cinematográfica, muitas mesmo e algumas cenas que tem no filme foram modificadas, como quando a comitiva esta quase a chegar em Valfenda, Frodo, Sam, Pippin, Merry e Aragorn, são atacados pelos cavaleiros negros, Frodo esta ferido e no filme quem o resgata é a própria Arwen, mas no livro é um outro Elfo, que tem uma parte importante na historia. Minha passagem preferida é quando a Sociedade passa pelas Minas de Moria, um lugar cheio de misterios e perigos onde perdas são irreparaveis, chorei muito por Balin e Óin, quem ja leu O Hobbit sabe quem sao. Bom vale muito a pena ler o livro, pelas diferenças do filme e pela aventura de cada página. As vezes é um leitura monótona, mas ao fim do livro percebe-se um leitura prazerosa e agradavel. Para quem é fã da saga e de historias fantasticas será um jornada maravilhosa. Quero ler os proximos dois volumes o mais rapido possivel, As Duas Torres e O Retorno do Rei. Só parei para ler As Cronicas de Gelo e Fogo. =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário