segunda-feira, 1 de junho de 2015

Resenha: A Mais Pura Verdade - Dan Gemeinhart

Bom dia Aventureiros!

Hoje a resenha é sobre um livro que está super comentado e até mesmo já foi citado antes aqui no blog em um post sobre as primeiras impressões da leitura, A Mais Pura Verdade de Dan Gemeinhart.

Título: A Mais Pura Verdade
Título Original: The Honest Truth 
Autor: Dan Gemeinhart
Editora: Novo Conceito
Ano: 2015
Páginas: 224
"Em todos os sentidos que interessam, Mark é uma criança normal. Ele tem um cachorro chamado Beau e uma grande amiga, Jessie. Ele gosta de fotografar e escrever haicais em seu caderno. Seu sonho é um dia escalar uma montanha. 
Mas, em certo sentido - um sentido muito importante - Mark não tem nada a ver com as outras crianças. Mark está doente. O tipo de doença que tem a ver com hospital. Tratamento. O tipo de doença da qual algumas pessoas nunca melhoram. 
Então, Mark foge. Ele sai de casa com sua máquina fotográfica, seu caderno, seu cachorro e um plano. Um plano para alcançar o topo do Monte Rainier. Nem que seja a ultima coisa que ele faça."

Após ficar super ansiosa com a leitura dos primeiros capítulos, eu finalmente recebi o livro de cortesia da Editora Novo Conceito, e pude conferir o final da jornada de Mark em realizar seu sonho de escalar o Monte Rainier.

Mark é uma criança doente, mas ainda haviam esperanças de que ele poderia estar melhorando, mas quando uma ligação do médico deixa todos preocupados, o menino resolve que é hora de realizar um ultimo sonho, ele tem o desejo de escalar o Monte Rainier, e resolve que é isso que quer fazer, não importa as consequências.

Juntamente com seu fiel amigo, Beau, ele vai rumo a jornada de sua vida. Sempre se lembrando de pequenos momentos do passado, principalmente de alguns que passou ao lado de Jessie, sua melhor amiga. Para uma criança de 12 anos, Mark é um menino muito maduro e inteligente. E eu me afeiçoei a ele de cara, e ao Beau também, por ver como uma amizade entre os dois é forte, e como o cachorrinho o defende.

"- Todo mundo deveria ter um cão - ele disse, pensativo, com a mão ainda fazendo carinho em Beau. - Os cães nos ensinam a amar e ser carinhosos. Eles nos fazem lembrar das coisas que realmente importam." Pág. 137.

Mark além de tudo, conhece pessoas pelo caminho, pessoas más, pessoas com consciência, e pessoas boas que o ajudam sem esperar nada em troca, e todas de alguma forma ficarão nas memorias do jovem, que além de carregar uma câmera para registrar momentos importantes, também tem um caderninho para escrever alguns versos, assim mesmo que não sobreviva a jornada eles estarão registrados, os momentos bons e até mesmo os ruins.

E o interessante é ver como cada pessoa tem um papel na vida da gente, mesmo que mínimo, cada atitude importa. Acho que foi isso que me emocionou muito. Não foi só os estranhos que fizeram diferença na vida do garoto, mas o próprio Mark também representou algo a cada pessoa.

"Os cachorros morrem, talvez. Mas uma amizade, não. Não se a gente não quiser que ela morra." Pág. 213.

O livro é narrado em primeira pessoa pelo ponto de vista de Mark, mas também há alguns capítulos, alternados aos de Mark, onde acompanhamos que está acontecendo com os familiares do jovem e sua amiga Jessie. Eu achei a capa bem bonita, e a revisão da Novo Conceito, como sempre está impecável e a diagramação do livro está linda.

É um livro muito fofo, emocionante, engraçado e trágico. Me fez pensar muito sobre os caminhos que eu tenho seguido em minha vida e sobre as amizades que eu cultivo, o que foi bacana, pois é um livro muito reflexivo.

E aí vocês também leram e gostaram? Não se esqueçam de deixar um comentário aí pois é de grande ajuda.

Beijos!

NOTA: 3/5

2 comentários:

  1. Oi Carol!
    Esses livros que deixam lições de vida são muito amor <3
    Tenho muita curiosidade com a história desse livro!
    Já fiquei com a pulgaatrás da orelha em vc dizer q o livro é trágico, hahaha
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    É meio trágico mas é uma ótima leitura. =)

    ResponderExcluir