segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Resenha: Jogando Xadrez com os Anjos - Fabiane Ribeiro


Resumo: 1947, Inglaterra. A Europa encontra-se devastada pelos efeitos da Segunda Guerra Mundial, assim como coração da menina Anny, que é abandonada pelos pais e entregue a uma família que a maltrata diariamente.Tendo que conviver como escrava, passando fome e sem poder sair de sua nova casa, Anny conhece um vizinho misterioso que lhe ensina sobre o mundo lá fora. Em pouco tempo, ele se torna muito mais do que um companheiro para jogar xadrez, transformando-se em um fiel amigo para o seu coração sofrido.Para buscar conforto, todas as noites ela viaja para um mundo de fantasia em que as peças do seu tabuleiro de xadrez ganham vida trazendo conforto, esperança e fé.Mesmo passando por muitas dificuldades, Anny mostrará neste romance delicado, envolvente e emocionante que a felicidade está presente em detalhes tão sutis que só mesmo um anjo seria capaz de revelar.


Bom dia aventureiros!!
Quantas saudades estava desse nosso mundo. Estive um pouco afastada, mas estou e volta.

Então, esse livro me encantou inicialmente pela linda capa, que chama a atenção de qualquer um. Após ganhar minha atenção pela capa, confesso que fiquei curiosa pelo título do livro.
Se trata de um livro nacional, muito bem desenvolvido, pela escritora. Os cenários em que se passam a história e a forma como a narração é feita transforma tudo numa leitura desesperadora pra acabar e saber o que acontece.
O livro relata a história de Anny, uma criança encantodora de oito anos, filha de um casal extremamente rico, cujo trabalho de ambos nunca é divulgado a filha (pelo menos não até mais no final do livro), após o término da Segunda Guerra Mundial, a pequena não conhece nada fora dos muros da casa onde mora.
A criação de Anny é feita durante a semana por uma empregada, e por uma senhora amargurada chamada Jane, que leciona aulas particulares três vezes por semana.
Seus pais Jefferson e Cindy, permanacem fora durante toda a semana, chegando em casa apenas para passar os finais de semana, que são os divididos da seguinte forma: aos sábados, Anny tem atenção de seus pais, eles brincam, assistem TV, e tudo que uma família normal faria, aos domingos ambos se trancam no escritório para a organização de seu trabalho (que até aqui já nos deixa muito incomodados).
Os familiares dos pais de Anny, não concordaram com o trabalho de Jefferson, e logo todos fugiram do país, cortando totalmente os laços com eles.
Nesse ultimo sábado normal que passou com seus pais, Anny ganhou de presente do pai, um lindo jogo de xadrez feito de diamante.
Um belo sábado seus pais se atrasam, e o que Anny mais aguardava, acabou se transformando no pior dia de sua tão curta vida (até ali). Ela não poderia levar nenhum de seus brinquedos, que depois foi concordado que a mesma levaria seu tabuleiro e o bichinho de pelúcia chamada Tiara, que a mesma ganhou quando nasceu de seu pai.
Anny foi encaminhada a viver na casa da Senhora Jane e de seu esposo Hermes, um casal de senhores amargurador e sem filhos, que viviam há alguns metros da casa onde Anny morava. Seus pais se encarregariam de pagar a ambos pra lhe proporcionarem uma vida normal. E a veriam um dia no ano.
Só que a pequena foi mandada sem saber pra um local onde sofreria todo tipo de tortura. Ao chegar a mesma já é avisada que não faz parte da família, logo não tem o direito de se sentar ao sofá ou a mesa para as refeições com o casa.
Anny terá duas refeições por dia, almoço e jantar, e só poderá comer quando o casal se retirar da mesa. E em seguida cuidar da louça. Além disso Anny deverá trabalhar cuidando da casa sozinha, não poderá sair de casa e nem sequer falar com ninguém. Será como se ela não existisse.
Logo de início já se percebe que Anny é uma menina especial, pois a mesma não desanima e vive na esperança de encontrar logo seus pais.
Além de tudo isso, Jane em certo momento começa a espancá-la.
Certo dia, Anny conhece um jovem chamado Pepeu e começam a desenvolver um laço inexplicável de amizade e afeto fraternal.
Pepeu aparecia de vez em quando e além de jogar xadrez com Anny dava a mesma forças pra continuar aguentando firme.
Logo a mesma começará a contar com o carinho de Hermes, marido de Jane e de sua sobrinha Nicole.
Nesse mesmo tempo, a mesma conhece através de seus sonhos um reino encantado, o reino xadrez, que nada mais é do que um mundo criado por ela, cujo trono era seu, e começa a frequentar através de seus sonhos com alguma regularidade.
A história de Anny, nos leva a refletir sobre sonhos, resiliência, amor e principalmente sobre a importância da família.
Como li por e-book não reparei grandes problemas com a formatação do livro, a unica coisa que não gostei muito, foi que na introdução de cada capítulo há um texto em caixa alta que relata algo pra frente, como se fosse um spoiler, além disso a forma que é feita a "capitulação" da história não me agradou muito por não ser bem separado.
Alguém por aí já leu?? O que acharam??
Deixem nos comentários.

Espero que gostem.
Beijinhos =)


Nenhum comentário:

Postar um comentário