domingo, 13 de agosto de 2017

[RESENHA] Animais Fantásticos e Onde Habitam

Título: Animais Fantásticos e Onde Habitam - Roteiro Original
Título Original: Fantastic Beasts and Where To Find Them - Original Screenplay
Autor: J. K. Rowling
Editora: Rocco
Ano: 2017
Páginas: 304
Bom dia aventureiros!
Cadê os fãs de Harry Potter e do mundo bruxo?
Eu cresci com Harry Potter, assim como uma grande parte dos jovens da minha geração, então tenho um carinho especial pelo mundo que a JK criou e tudo que ela vem desenvolvendo desde que a saga do jovem bruxo chegou ao fim.

Foi uma alegria enorme para todos os fãs quando anunciaram que seria adaptado para os cinemas histórias sobre Newt Scamander, o famoso magizoologista que escreveu o livro Animais Fantásticos e Onde Habitam, um manual sobre animais do mundo mágico bastante utilizados pelos alunos de Hogwarts.

A questão era que JK não havia escrito livros sobre esse personagem, mas as histórias estavam com ela naquela mente fantástica, e qual foi a surpresa quando o estúdio a convidou para escrever o roteiro do filme.

Esse livro é o roteiro original do filme que foi lançado em novembro do ano passado(2016), então ao mesmo tempo que é uma resenha do livro, é também do filme. A edição da Rocco ficou belíssima e vale a pena ter na estante, em capa dura e com jacket, com detalhes nas páginas.
Muito antes de Harry ser marcado por Voldemort, ou de aquele que não deve ser nomeado causar medo aos bruxos, houve um bruxo que ficou bem conhecido na comunidade bruxa: Gellert Grindelwald, conhecido na saga Harry Potter como um grande amigo de Dumbledore em sua juventude, mas que após trágicos eventos se tornaram rivais. 

Nos anos 20, enquanto o mundo bruxo se preocupa com a fuga de Grindelwald na Europa, Newt chega a Nova Iorque com sua maleta misteriosa e cheia de animais fantásticos, mas enfrenta problemas logo em sua chegada com a fuga de um de seus queridos animais o que leva a várias confusões e uma troca indesejada de maletas com Jacob, um trouxa.

A comunidade bruxa nos Estados Unidos é bem diferente da Inglaterra, com regras mais rígidas retrógradas, como o envolvimento entre bruxos e Não-Majs que é inaceitável e a criação de animais fantásticos é totalmente proibida.

Tina é uma jovem funcionária do MACUSA(Ministério da Magia dos EUA) que perdeu seu posto de auror após problemas envolvendo Não-Majs(conhecidos Trouxas na Inglaterra) e encontra Newt e sua maleta de criaturas magicas causando problemas em meio a uma cidade que está sendo atacada por algo não natural, o que ameaça expor toda a comunidade mágica. 

Newt é um bruxo peculiar, curioso e que possui alguma dificuldade em se envolver facilmente com outras pessoas, acho que por isso ele se dá tão bem com os animais, ele os entende e sabe como é não ser aceito ou compreendido.
Reunidos em busca dos animais, Newt, Tina, Jacob e Queenie, são um grupo bastante divertido que se envolve em bastante confusão e acabam criando laços de amizade bem fortes. Tentando impedir que o mundo bruxo seja expostos e que continuem vivos ao mesmo tempo, eles precisam ir atrás de um ser que para muitos bruxos não passam de mitos.

Os animais que nos são apresentados são super fofos e apaixonantes, e o Newt possui uma habilidade natural de se envolver e cuidar deles. Seu trabalho é ajudar outros bruxos a compreenderem esses animais tão diferentes e especiais e isso é algo que me tocou muito, e acho que o carisma de Queenie, Tina e Jacob e como eles reagem aos animais após conhecê-los melhor é algo que fortalece ainda mais os laços de amizade que surgem entre eles.

Diferentemente de Harry Potter, Animais Fantásticos é uma saga mais madura, com personagens já em idade adulta e cheio de desdobramentos e tramas, mas de uma leveza que agrada a todos os públicos, desde os mais jovens.

O filme é tão incrível e fantástico e com efeitos especiais tão bem feitos e cuidadosos que a gente sente como se estivesse lá com o grupo. Apesar do começo divertido e mais tranquilo, logo as coisas ficam eletrizantes e as cenas cheias de ações e duelos com varinha.
O elenco do filme me agradou bastante! Com nomes mais conhecidos como Eddie Redmayne(Newt), Colin Farrell (Percival Graves), Ezra Miller (Credence), o elenco se completa com atores mais desconhecidos do público mas com atuações de primeira. A química entre os personagens é maravilhosa e a trama é envolvente.
Eu já garanti o meu filme na coleção e não me canso de assistir! É sempre incrível viajar por esse fantástico mundo bruxo que J. K. Rowling criou. Ao ler o roteiro a gente imagina o filme passando, mas o roteiro tem alguns complementos bem bacanas para o desenvolvimento das cenas.

A história deixa as portas abertas para uma continuação e já sabemos que a saga irá contar com 5 filmes, sendo o segundo com o lançamento para novembro de 2018, e uma novidade que já sabemos é que teremos Albus Dumbledore, cujo intérprete será o ator Jude Law, então já estou mais do que ansiosa.

Então só posso dizer que sou fã, e se você também é tem que conferir, não só o filme mas o roteiro também. Quem aí já leu ou viu o filme? Não deixem de comentar sobre o que acharam.
Beijos

Um comentário:

  1. O livro Animais Fantásticos e Onde Habitam se tornou em uma das minhas histórias preferidas desde que li o livro, quando soube que seria adaptado a um filme, fiquei na dúvida se eu a desfrutaria tanto como na versão impressa. David Yates foi o responsável e fiquei muito satisfeita com o seu trabalho, além de que o elenco foi de primeira. De verdade, adorei que tenham feito este filme.

    ResponderExcluir