domingo, 10 de setembro de 2017

[RESENHA] O Oráculo Oculto - Rick Riordan

Título: O Oráculo Oculto (As Provações De Apolo 1)
Título Original:  The Trials Of Apolo (The Hidden Oracle)
Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Ano2016
Páginas
Bom dia aventureiros!
A resenha de hoje é do primeiro livro de mais uma série do Rick Riordan ambientada no mundo dos semideuses gregos. Depois de Percy Jackson e os Olimpianos e Os Heróis do Olimpo, onde conhecemos Percy, Annabeth, Grover, Thalia, Jason, Piper, Leo, entre tantos outros personagens apaixonantes, é a vez de conhecermos o arrogante Apolo.

O Deus do Sol e da poesia é castigado pelo pai Zeus após os eventos de Os Heróis do Olimpo, assim Apolo é enviado a terra na forma de Lester Papadopoulos, um garoto de 16 anos magricela com espinhas na cara e nenhuma barriga tanquinho. Quando é tirado tudo aquilo que o fazia ser quem era, Apolo fica sem chão e então conhece Meg McCaffrey, uma semideusa maltrapilha que vive pelos becos da cidade e que o ajuda a escapar de alguns valentões.

Juntos os dois vão a procura de Percy Jackson, a única pessoa a quem Apolo consegue pensar que pode ajudá-lo nesse momento, que os auxilia a chegar ao Acampamento Meio-Sangue, mas ao chegar lá Apolo percebe que as coisas estão piores do que imaginava: após o seu desaparecimento e o Oráculo de Delfos que deixou de funcionar, Rachel Dare não recebeu mais profecias, todas as comunicações do acampamento com o mundo exterior não estão funcionando e inexplicavelmente os campistas estão desaparecendo.

Quando dois campistas que desaparecem ao mesmo tempo são filhos de Apolo, ele decide enfrentar o que quer que esteja se escondendo na floresta para resgatá-los.

O personagem do Apolo chega muitas vezes a ser um pouquinho detestável, ele é extremamente arrogante, narcisista e acha que o mundo gira ao seu redor, aquela postura da maioria dos deuses que tem sempre alguém que faça o que eles precisam, mas ao mesmo tempo chega a ser inocente em suas atitudes pois ele não vê nada de errado em como age.

Mas conforme seu caminho vai se tornando mais tortuoso e tudo com que ele pode contar é com a ajuda de meros semideuses ele vai se tornando cada vez mais humano e passa a analisar suas atitudes e sentimentos. 

Meg é uma jovem estranha mas extremamente poderosa, e esconde traumas de seu passado que Apolo desejaria descobrir. Apesar de ter que servir a jovem semideusa, Apolo acaba por se afeiçoar a menina, a amizade que surge entre os dois é bem fofa. Outros personagens conseguem conquistar seu espaço ma trama, como Will Solace, Nico DiAngelo, Paulo(um brasileiro, me senti representada hahaha), etc.

Rick nos entrega mais uma aventura deliciosa de acompanhar, com uma narrativa leve e divertida, personagens cativantes e uma história bem construída e cheia de mitos e lendas. Com seu estilo característico e com muitos livros em seu currículo, muitos podem estar saturados das obras do autor, mas apesar de tudo eu ainda gosto bastante das aventuras juvenis do tio Rick.

Acho que são livros para se ler quando quer algo bem humorado e sem complicações hehe, eu por exemplo estava lendo o livro Casos de Família da Ilana Casoy e como o assunto é bem pesado(assassinatos e crimes!) decidi dar uma pausa para ler algo mais leve e acabei me decidindo por este livro.

Recomendo se você gosta de mitologia grega e aventuras infanto juvenis, a obra trás personagens e tramas novas e mitos diferentes que não deixa que seja repetitivo.

Quem aí já leu?
Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário